Artigo: A web 2.0 - a informacao até voce (RSS..)

Bem, a internet não para de crescer, diariamente 'toneladas' de informacoes sao descarregadas na rede. Achar algo nessa pilha de informação está ficando cada vez mais complicado.
Ao lado voce ve uma imagem que representa o jeito convencional de navegar. Voce vasculha seu 'bookmark' em busca de novidades. Tem algo novo? NAO. Tem algo novo? Nao. Tem algo novo? SIM, epa.. mas nao é na minha area.
Isso funciona, mas faz voce perder tempo e nem sempre chega a encontrar o que voce quer. É como percorrer todo o centro da cidade em busca do melhor preço de um produto.
E se nós ao invés disso, mudamos aquelas flexinhas, voce senta em frente ao seu computador e suas fontes lhe dizem o que há de novo? É como um agente de viagens, ele sabe o que voce quer e sabe que voce nao tem todo o tempo do mundo para ver todas as opcoes. Esse é o novo jeito de se navegar, voce é o centro dessa internet.


Ei, como eu participo dessa internet?

Voce pode usar seu proprio navegador de internet como ferramenta. Ao lado voce ve varias ferramentas e nesse blog recomendamos fortemente o google reader, que só exige que voce tenha um email do google ou usuario do orkut. Pesquise e encontre a que melhor atende ao seu gosto. Como pode ver já existem várias delas.. algumas com recursos muito interessantes como enviar noticias via e-mail, marcar e classificar as informacoes, compartilhar seus interesses com amigos (se cria uma rede com amigos que possuem os mesmos interesses).

Ta, mas o que isso tudo afinal? E o tal RSS?
Bem, voce conheceu a mudança, conheceu as ferramentas. Agora vamos conhecer os caminhos. Quando voce comecou a navegar logo notou que nao vai muito longe sem um endereço, uma URL do tipo 'www' alguma coisa que seu navegador precisa. Nessa nova forma de acessar informação voce irá precisar dos RSS que nada mais é do que enderecos para que sua ferramenta vá buscar as novidades. Quando voce clica em um link RSS no navegador aparece uma serie de códigos.. isso porque seu navegador precisa de uma ferramenta de leitura de RSS para tratar esse código. Abaixo uma desmonstração da interface do Google Reader:

Como encontro fontes de informações e os tais links RSS?

Sempre que voce ver algo parecido com o simbolo ao lado, significa que o site possue um sistema de 'assinatura de novidades' via RSS. A maioria dos blogs já aderiram a essa nova forma de navegacao, seja disponibilizando RSS ou simplesmente criando um focu maior.. nada daquilo de site que fala de tudo. E assim voce vai separando suas fontes e mantendo apenas as que mais adequam ao seu gosto.


E agora?
Esse blog possue assinatura via RSS, pode testar já clicando no 'postagens' no item 'escreva-se' no meu do lado direito do site ai abaixo. Ao clicar ele automaticamente lhe pergunta a sua ferramenta favorita e já te encaminha.

Experimente! Não fique de fora..

Nenhum comentário: