Dicas: sobre a higiene feminina

Temos recebido alguns e-mail de visitantes com algumas dúvidas no assunto e resolvemos montar essa relação de dicas:


Como saber se a secreção vaginal é normal ou indica algum problema?
A vagina produz secreção natural em pequena quantidade, clara e líquida. É normal e não indica problema de saúde. Se adquirir odor forte e diferente do usual, coloração amarela ou esverdeada, pode indicar infecção, e a mulher deve procurar o ginecologista.


Como fazer a higiene fora de casa?
O protetor diário pode ajudar prolongando a sensação de limpeza. Ele absorve a umidade natural, a transpiração e possíveis secreções. Deve ser trocado 3 vezes por dia ou sempre que a mulher sentir necessidade. Outra dica é utilizar lenços umedecidos após ir ao banheiro.


Depilação contribui de alguma forma?
O excesso de pelos provoca o acúmulo de secreções, por isso o recomendado é cortá-los, deixando-os com meio centímetro de comprimento. Para mulheres com peles muito sensíveis não é recomendado retirar totalmente o pelo, porque o atrito direto entre a calcinha e a pele pode provocar irritações.


É recomendável dormir com absorvente interno?
O absorvente interno pode ser usado durante a noite, inclusive para dormir. Só é preciso respeitar o prazo de oito horas, tempo máximo de permanência do produto no corpo. Ele é seguro e não sai do lugar. Sempre recomendamos eles aqui no blog.


Existe o risco de o absorvente interno desfazer ou se perder no corpo?
A fabricação utiliza tiras de fibras enroladas, prensadas e firmemente interligadas, o que impossibilita que ele se desfaça mesmo quando estiver molhado. É impossível que ele se perca, a única possível porta de entrada do OB para o resto do organismo, é muito menor que o absorvente. Além disso, músculos mantêm-o no lugar certo.

O absorvente interno precisa ser trocado cada vez que se vai ao banheiro?
Não. A vagina, a uretra e o reto são órgãos independentes, cada qual com o seu orifício. Portanto, não precisa ser trocado. Essa é a duvida mais comum, e muitas mulheres deixam de usar pelo desperdicio gerado pelo uso errado ou meno de infecções.


Como fazer a higiene no banho?
Lavar muito a vagina pode descamar a pele, deixá-la vulnerável a doenças, alterar o PH natural. Lembre-se de abrir a vulva e checar o interior dos lábios, onde fica acumulada sujeira. Água basta para limpar, não é preciso usar sabonetes líquidos íntimos.  Dormir sem calcinha também é ótimo para que a genitália respire.

Nenhum comentário: