Artigo: Facebook agora dá mais opções de gênero


Além dos básicos masculino e feminino, estão disponíveis agora até 10 gêneros diferentes, com classificações intermediárias como cisgênero, transsexual, intersexual (indivíduos com variação de cromossomos, gônadas e/ou órgãos genitais que dificultam uma definição de apenas um gênero) dentre até 50 opções diferentes. E os caras foram além disso. Além de poder escolher isso, o usuário ainda pode definir como deve ser chamado quando se referem a ele, por exemplo em mensagens de felicitações. Em vez dos costumeiros he/him e she/her, pode-se configurar a conta agora para algo mais neutro, como they/their.


Em português eu confesso que ainda não sei como isso vai ser feito, se vai ter algo como “Parabenize Fulano pelo aniversário“, sem o artigo, ou quais opções estarão na lista, mas o bacana da coisa é justamente ter uma lista para que cada um escolha como quer ser tratado.


Alguns de nós que somos héteros sequer nos damos conta de que tais mudanças são necessárias, já que a vida pra gente é super tranquila. Ninguém enche nosso saco por vivemos assim. Estamos dentro do padrão heteronormativo, muito bem aceito em nossa sociedade. Agora, tente se colocar por alguns segundos no lugar destas pessoas. O conflito psicológico, o terror que é viver uma vida que te faz mal só porque não te aceitam como você é.

E mais, perceber que o que ela faz com a vida dela, como ela se vê, o gênero ao qual ela pertence, não vai mudar a vida de ninguém a não ser dela mesma.Aliás, medidas como essa que o Facebook tomou podem ajudar de fato a fazer destas pessoas, seres humanos mais felizes, sem impactar negativamente a vida de ninguém. Mandaram muito bem. Que o mundo siga este exemplo.

Nenhum comentário: