Artigo: algumas duvidas sobre a Vasectomia



A vasectomia é irreversível?
Mito. Existe um procedimento, chamado de vaso-vasostomia que reverte o procedimento. Porém, essa cirurgia tem certas limitações em relação ao reestabelecimento da fertilidade O homem que reverte a cirurgia em até dez anos após o procedimento tem mais chances de sucesso na tentativa de ter mais filhos. Depois desse período, a chance é pequena porque o canal por onde sai o espermatozoide acaba entupindo.


Após, ainda há risco de gravidez?
Sim. Imediatamente após a cirurgia esse risco existe sim. O paciente pode voltar a ter relações sexuais cerca de sete dias após. Mas vale lembrar que é importante manter um método anticoncepcional até a liberação do seu medico, pois após o procedimento alguns espermatozoides podem permanecer vivos no canal deferente que chega ao pênis. Entre 30 e 60 dias depois da cirurgia deve-se realizar um espermograma para constatar o sucesso do procedimento.


Compromete a ejaculação?
Mito. Medicos dizem que o esperma representa apenas 10% do conteúdo do sêmen, por isso, a ejaculação continua normal. Os testículos continuam a produzir espermatozoide, sendo reabsorvido no próprio testículo, portanto você ainda ejacula após a vasectomia, aproximadamente a mesma quantidade de líquido seminal. Esse mito é tão forte que em alguns pacientes acabam tendo realmente uma redução na quantidade por fatores psicológicos. 


A cirurgia é dolorida?
Mito. Ela é realizada na maior parte das vezes com anestesia local o que gera uma dor leve durante a aplicação do anestésico. Com isso, cada paciente apresenta sensibilidade diferente, mas a maioria considera a dor leve e tolerável. Pacientes com histórico de maior sensibilidade à dor podem ser submetidos à vasectomia com anestesia local, garantindo que não sentirá absolutamente nada durante a realização do procedimento.


Vou sentir dor no pênis ao fazer sexo?
Não. O pênis não está envolvido diretamente nesse procedimento cirúrgico, por isso não ocorre nenhum corte que possa causar qualquer sensibilidade no órgão sexual masculino. No momento de uma relação sexual não haverá nenhum tipo de dor. Em alguns casos raros, pode ocorrer dor testicular nos primeiros meses, mas que é controlada com remédios e, com o tempo, acaba sumindo de vez. A dor é algo bem suportável.


O tamanho do pênis sofre alteração?
Mito. Como o pênis não está envolvido diretamente neste tipo de procedimento cirúrgico, não existe a possibilidade de algum corte causar qualquer alteração no comprimento dele. Esse medo, seguido do da perda de vontade sexual são os principais motivos que leva os homens a desistir do procedimento cirúrgico, mesmo ele sendo tão simples e corriqueiro. Em muitos casais a superação desses medos foi o que salvou a vida sexual e o relacionamento.  

Nenhum comentário: