Artigo: fetiches - Voyeurismo


O que é o voyeurismo?
É, seguramente, um dos fetiches sexuais mais comuns. Consiste em observar uma pessoa em sua intimidade, sem que ela saiba que está sendo observada. Ao contrário do que se imagina, o voyeur não está em busca de ver exclusivamente cenas sexo explícito. Na verdade, o prazer está em observar, em correr o risco de ser pego e, claro, em olhar cenas de teor sexual. Quando se fala em “teor sexual”, é importante ressaltar que o que é sexy para uns, pode não ser para outros. Portanto, ver uma mulher passar hidratante no corpo pode ser muito mais excitante do que vê-la se masturbar. .


Quem são eles?
Nossa cultura não apenas aceita, como também encoraja os homens a olharem mais para as mulheres, a buscarem nas mulheres marcas de sua intimidade que estejam brevemente expostas Porém, se você quer saber como identificar um, as notícias são ruins: fora a prática de espiar os outros e o fato da maioria ser homem, eles não apresentam outras características comuns que diferem do resto. Na verdade, as pesquisas indicam que os voyeurs normalmente são mais saudáveis mentalmente do que não-voyeurs, sendo ainda muito baixo o número de voyeurs que têm problemas com drogas e álcool.




O voyeur dentro de nós?
Na verdade, a palavra muitas vezes é utilizada para designar qualquer um que tenha interesse em observar, como elas vivem, o que fazem. Não é à toa que as empresas de televisão investem tão pesado nos reality shows – os produtores sabem que todos nós temos um pouquinho de interesse na vida alheia. Mas no sexo,  alguns exemplos leves. Ele que olha demais para aquele decote que você está usando, uma mulher que gosta de ver um casal fazendo sexo. Nada disso faz do indivíduo um pervertido. Temos desejos sexuais diferentes em momentos diferentes, isto é absolutamente normal. Ou não é?




É saudável? Quais os limites?
Como muitos fetiches, desde que consensual, pode ajudar a manter a vida sexual do casal variada, aumentando a satisfação nessa área. Entretanto, se a pessoa só consegue se satisfazer sexualmente dessa forma, o voyeurismo deixa de ser um simples fetiche e se torna um problema. Nesse caso, deve-se buscar ajuda em um psicólogo. Um psiquiatra nem sempre é o mais indicado, já que o tratamento do voyeurismo não envolve medicamentos. Se o voyeur sofrer de outros transtornos, então pode ser feito o acompanhamento psiquiátrico destes outros problemas.



Nenhum comentário: