Artigo: conheça o APP do bate papo da UOL - agora no cel


Por aqui tem muitas fotos e videos, mas não é novidade para muitos que a ideia do blog seja integrar pessoas tão safadas quanto agente. Por isso estamos sempre lançando artigos sobre os meios de bate papo. Seja Web ou na forma dos aplicativos de IRC (sim, ainda existe). 
Muitos culpam as versões web do Terra e da Uol assim como Msn e Skype por ter 'matado' os velhos programas de IRC..  mas não é bem assim. A verdade é que as pessoas foram mudando para uma nova forma de conversar. Uma forma mais 1 a 1 como o Skype. Dessa forma foram se esquecendo dos conceitos de salas. 
Mas para a nossa sorte, nem todos desistiram das salas e grupos. E com o tempo surgiu novamente esse conceito (obrigado What'sUp). 
Hoje o chat do UOL é um monstro, seguido de muito longe pelo Terra, que não chega aos pés do conjunto de 8.000 salas individuais do concorrente. Dessas, umas 7.980 são sacanagem, mas de novo, tudo bem.




Agora o UOL lançou um app para smartphones, que tenta replicar no mundo mobile o sucesso do desktop. Isso pode ter profundas repercussões, pois não será mais preciso marcar de casa os encontros, em teoria você (você, não eu!) poderá encontrar companhia no próprio local, não mais apelando para métodos arcaicos como contato humano, olhares e abordagens criativas, mas acessando seu celular.
O app tem um recurso próprio pra isso. Usando geolocalização ela lista quem está próximo e permite que você chame a pessoa:
Mas calma, a geolocalizacao não é algo mandatorio..  as salas tradicionais estão todas disponíveis, inclusive as que não podem ser mostradas neste horário. A entrada é semelhante a do chat tradicional, sem a quantidade de informação redundante da versão web. O app está bem enxuto e não terá problema de todar até nas versões mais simples do Android. 




Aqui testei com um apelido que nunca fui cretino o suficiente para usar antes e jamais usarei de novo, então desconsiderem engraçadinhos que entrarão em salas como “Sexo Virtual” fingindo ser eu.

Ao invés do tradicional CAPTCHA, uma bem-vinda mudança: você tem que arrastar o dedo na sequência 1234, para entrar na sala. Curioso é que se você errar, cai em uma tela mobile, mas com o CAPTCHA.

Essas etapas de segurança é que mantem a rede longe de aplicativos de publicidade ou apps que ficam contando palavras para analisar o comportamentos das pessoas. Essa mania nova de espionar todos em todos os lugares. 
O App funciona bem com tablets, testamos com alguns modelos Android (china, baratinho) e com isso pode teclar numa boa no sofá ou projetando a saida para uma dessas TV novas com saida HDMI. Bem pratico.




Na sala em si a conversa fica um tanto apertada, mas é possível ver a lista de participantes, bloquear, mandar mensagens privadas, etc.  Não testei em salas muito cheias, mas acho que o scroll pode ficar incômodo. Ah sim, a sala abaixo não é oficialmente de sacanagem, mas a lista de membros não pode ser mostrada neste post.
No geral me parece um app bem sólido pra uma versão 1.0. Não é possível ainda enviar imagens nem acessar câmeras para realizar as mini-videoconferências onde os usuários com certeza discutem filosofia e trocam experiências de vida, e também há o complicador de ser impossível utilizar o app com uma só mão, o que complica a vida para deficientes físicos, claro. Pensaram em muita coisa antes de lançar essa versão. 

O app do Bate-papo do UOL é gratuito e pode ser baixado dos seguintes links:
Android          Iphone 

Nenhum comentário: