Artigo: efeito do estresse no apetite sexual


Contribui para uma imagem negativa = Sexo ruim
Os hormônios produzidos em conjunto com o estresse podem afetar seu metabolismo. Se nos sentimos mais pesadas ou ganhamos peso, isso pode nos fazer sentir mal a respeito de nosso físico. Se não gostamos de nossos corpos, é bem difícil encontrar o apetite sexual para tirar as roupas e pular na cama com seu parceiro. Não sugerindo que você resolva isso, mas é um ciclo vicioso. Baixa auto estima equivale a menos sexo e isso cria problemas na relação. Idealmente nossos relacionamentos devem realçar quem somos, não nos deixar mais estressados. 


Estresse afeta a libido feminina
Até agora, sabemos que hormônios afetam nossos corpos de maneiras numerosas Cortisol é um dos hormônios produzidos pelo estresse e você já pode ter ouvido falar sobre ele se você já viu aquelas pílulas de dieta em comerciais de emagrecimento. Nossos corpos precisam destes hormônios, mas em pequenas doses e por pouco tempo. Se os níveis elevados de cortisol forem produzidos por um longo tempo, eles suprimem nossos hormônios sexuais. Uma menor quantidade equivale a menor apetite sexual.



Nos faz questionar nossos relacionamentos e parceiros
Como mencionei anteriormente, quando estamos estressados, não somos agradáveis de ficar por perto – e vice-versa. Você não quer ter um parceiro que enlouquece com você porque está sobrecarregado. E você não quer ser quem incita esses sentimentos de frustração em quem você ama. Quem consegue ter apetite sexual para ir pra cama com um monstro emocional? Relacionamentos sofrem quando estamos estressados, especialmente se pararmos de nos comunicar e passamos a gritar com quem a gente ama.



Leva a excesso de bebida... péssimo para o sexo
Não é surpreendente que muita gente use o álcool como uma válvula de escape. Pode ser o tipo de bebida que começa bem antes do happy hour e continua até tarde. O álcool pode entediar o sexo e diminui a libido feminina, deixando a atividade menos prazerosa. O álcool nos desidrata, fazendo a lubrificação ser um desafio e, sem lubrificação, o sexo é doloroso. Sem lubrificação e excitamento suficiente podemos esquecer a ideia do orgasmo . Após um número de experiência menos prazerosas se vai o apetite sexual. 



Também impacta nossa fertilidade e ciclo menstrual
Estresse pode impactar nossa glândula pituitária, que controla a tireoide, glândulas adrenais e ovários. Se nossos ovários não estão funcionando corretamente, nosso ciclo menstrual é afetado. Nossos ciclos podem ficar irregulares ou podemos até deixar de menstruar (isto se chama amenorreia e, se relacionada ao estresse, não corre risco de ser uma condição permanente). O que eu sei que pode ser difícil porque não existem tantas outras coisas mais estressantes do que tentar engravidar e não conseguir.

Nenhum comentário: