Artigo: Trolls da internet são sádicos, psicopatas e maquiavélicos


Pesquisa mostra que usuários que se comportam mal na rede tendem a apresentar certas características psicológicas. Sabe aquela pessoa que vive negativando vídeos do YouTube, fazendo comentários maldosos em postagens e comprando briga nas redes sociais? De acordo com uma pesquisa , os trolls que habitam a rede tem características bastante negativas entre si.


A pesquisa sugere traços de sadismo (prazer em dor ou desconforto alheio), psicopatia e maquiavelismo (tendência à imoralidade e manipulação de outras pessoas). Operam como agentes do caos na internet. Se alguem cai na armadilha, a trollagem intensifica-se para uma diversão ampliada e sem piedade. Por isso sempre advertimos: ‘Não alimentem os trolls!’”.


Testes psicológicos para detectar características como narcicismo e sadismo foram aplicados em forma de questionários.
As pessoas que responderam que preferem a trollagem a outras atividades online, como discussões profundas e sérias ou fazer amigos, foram as mesmas que mostraram indícios de sadismo, maquiavelismo, narcisismo e psicopatia nos testes. De acordo com o estudo, o comportamento não surge da oportunidade de anonimato ou comentários fáceis da internet, mas por características que as próprias pessoas possuem dentro e fora da rede.


Nenhum comentário: