Artigo: como voltar ao sexo depois do parto


Uma vez que o bebê nasceu, o corpo feminino demora um tempo a voltar à normalidade. Chama-se quarentena ao período que demora o útero a voltar ao tamanho normal, embora nem sempre sejam 40 dias exatos, podendo variar entre um e dois meses, dependendo fundamentalmente do tipo de parto que se faça. Durante este período o recomendável é suspender a atividade sexual, pois poderia ter-se desconfortos e no caso das mulheres que tiveram cesariana ou episiotomia, dor, inchaço, coceira e problemas com os pontos.Esta informação é conhecida por quase todos os casais, mas o que acontece quando este período passou? 



Como retomar o sexo pós-parto? O primeiro conselho para o conseguir é deixar para trás os medos e as dúvidas. É necessário que para além do papel de mãe se volte a recuperar a intimidade com o parceiro, e o sexo é um elemento importante nas relações. Mas é necessário paciência, pois muitas vezes o problema fundamental é que, dadas as mudanças físicas e emocionais, a mulher não sente desejo sexual. Se esse é o seu caso, convidamos a consultar o nosso artigo sobre como recuperar o desejo sexual depois do parto. Outro medo frequente é ter dor na penetração. Para evitar que isto basta fazer posições sexuais de suave penetração.



Lembre-se de quais são as suas posições favoritas, aquelas que lhe geram mais prazer, e ponha-as em prática para desfrutar deste encontro. O uso de lubrificante vaginal é recomendado, pois devido às mudanças corporais geradas pela gravidez e a lactância, é possível que, pelo menos durante os primeiros encontros, a vagina não lubrifique como habitualmente, de modo que para garantir o prazer e as penetrações suaves convém usá-lo. Os primeiros encontros não têm de incluir a penetração. Se deseja retomar a sua vida sexual mas tem medo de se magoar ou considera que ainda é muito cedo, podem fazer alguns interessantes jogos eróticos. 



O petting, a masturbação em casal e inclusive o sexo oral são boas alternativas. Isto ajudará a aumentar a temperatura até que se sinta segura que deseja voltar. Os exercícios Kegel são altamente recomendáveis, pois ajudam a fortalecer o assoalho pélvico que pode ter sofrido alterações depois do parto, influenciando na sensibilidade durante as penetrações.  Para retomar o sexo é necessário e importante ir pouco a pouco, até que ambos se sintam cômodos, e sem pretender logo que tudo seja como há uns meses atrás, deste modo evitarão frustrações. Também é necessário criar espaços para a intimidade e lembrar que para além do papel de pais, continuam sendo um casal.

Nenhum comentário: