Artigo: mitos e verdade sobre as pílulas


Pílula engorda
Na bula, alertam que é possível observar alguma oscilação de peso. No entanto, a maioria das marcas apresenta baixa dosagem hormonal, o que significa que os casos de mulheres que ganham peso por este motivo são poucos. Não é uma regra, a maioria das mulheres não engorda. Mas algumas apresentam certo inchaço. Quem engordar muito rápido, deve procurar o médico para mudar a medicação



Emendar duas cartelas compromete
A maioria das mulheres acredita que tomar pílulas de forma contínua, evitando assim a menstruação, pode “bagunçar” o organismo e trazer problemas quando o desejo de ser mãe aparecer. Não existe risco nenhum associado a essa prática. As pílulas são de baixíssima dose. A única recomendação para estas mulheres é que visitem o ginecologista semestralmente. Mas essa dica se encaixa em todos os tópicos desse artigo



A variação de horário compromete 
Às mulheres que perdem a hora da medicação com frequência, um aviso: é bom comprar um relógio. Se isso se tornar frequente, a pílula pode perder a eficácia, pois dia sim dia não o corpo estará sem a cobertura de hormônio. Ela reforça que o remédio tem um efeito no corpo que geralmente dura até a próxima dose, logo, se a variação de horário for muito grande, a mulher acaba ficando desprotegida por algumas horas.



Pílula diminui a cólica menstrual
Essa afirmação é verdadeira. A pílula é um excelente meio para controle de cólica menstrual. Quem tem endometriose, por exemplo, que é caracterizada por muita cólica menstrual, um dos tratamentos de primeira linha indicados é o uso de pílula anticoncepcional. Profissionais explicam que a pílula diminui a liberação de substâncias inflamatórias que causam a cólica durante o período menstrual. Ta vendo, mais benefícios.



O abuso de álcool compromete 
Assim como no caso dos remédios, o álcool também compete com a pílula no organismo, o que pode prejudicar a eficácia da pílula. O fígado quer se livrar logo do álcool, então, tenta metabolizar logo para expelir. Por isso, o excesso de álcool pode inibir a atuação do anticoncepcional. Como já demonstrado em outros artigo, o álcool pode ser bom para a fase de conquista, mas é péssimo companheiro para a etapa sexual do relacionamento. 



A pílula diminui o fluxo menstrual
De acordo com ginecologistas, essa afirmação está correta. Ela explica que o organismo da mulher que não toma pílula se prepara todo mês para engravidar. Neste caso, a parte interna do útero fica pronta para receber um bebê, então o sangramento é maior. Por outro lado, quem está habituada a tomar pílula bloqueia a ovulação mensalmente, diminuindo assim o fluxo menstrual. Caso ainda tenha dúvidas nesse ponto, procure o médico semestralmente.



É contraindicado para as fumantes
As especialistas são unanimes em afirmar que cigarro e pílulas anticoncepcionais não combinam e que essa afirmação é baseada em dados científicos. Essa combinação pode aumentar em oito vezes o risco de trombose em quem já tem pré-disposição para a doença, o risco fica ainda maior para mulher que tem mais de 35 anos, pois o cigarro traz danos para as artérias. Cigarro é algo que devia ter ficado lá na década de 70/80, não cabe no mundo de hoje.

Nenhum comentário: